FGV Jr.

Estudo de Viabilidade Econômica

Ganhe segurança acerca da viabilidade econômica do seu sonho com nossos estudos contábeis e construções de cenários.

Descrição

O Estudo de Viabilidade Econômica (EVE) foca em avaliar as oportunidades futuras do cliente, como empreendimentos ou franquias incipientes, e fornecer bases concretas que justifiquem ou não o investimento de tempo e capital para transformá-lo em realidade. A partir do EVE, o cliente poderá ter uma visão mais concreta sobre possíveis imprevistos, além de estimativas do provável capital inicial necessário e das despesas e margens de lucro futuras. 

Objetivos

Três indicadores gerais são especificados:

  • Elaboração de um modelo que permite analisar diferentes cenários a partir de mudanças nas variáveis estipuladas.
  • Estimar, com base em dados reais, possíveis custos, despesas, tributações e margens de lucros.
  • Estabelecimento de premissas atreladas a indicadores concretos e fundamentais do mercado.

Etapas Principais

Estabelecimento de Premissas

A primeira micro etapa consiste na criação de um modelo que possibilite estimar o lucro em diferentes regimes de tributação. Como em qualquer modelo, algumas variáveis são estipuladas, junto das suas proporções de impacto. Nesse cenário, são realizadas pesquisas sobre o mercado em questão que justifiquem, por exemplo, porcentagens de indivíduos abrangidos, convertidos e fidelizados por um serviço ou produto ofertado.

Ademais custos fixos, variáveis e despesas gerais são pesquisados e adicionados ao modelo, para que possa obter o lucro necessário para a viabilidade do empreendimento. A última variável livre é o preço, estimado de acordo com as preferências do cliente e as possibilidades condizentes do mercado. Por fim, torna-se compreensível o regime tributário para o qual o negócio virá a se encaixar, tornando o futuro do cliente mais realístico.

Construções de Cenários

Como o modelo é composto por múltiplas variáveis, com destaque ao preço cobrado, é possível especular com diferentes cenários. Ao mudar o impacto e valores das variáveis, desenham-se diferentes futuros, que, a partir do que foi pesquisado, são divididos entre otimistas, pessimistas e realistas.

Assim, o cliente pode obter uma noção mais apurada dos riscos e dividendos possíveis, possibilitando uma tomada de decisão muito mais embasada. Sob esse enfoque, a etapa é entregue de forma interativa, de forma que o próprio contratante pode especular dentro do modelo, criando cenários que condizem com suas análises, modificando as variáveis de acordo com suas convicções, mesmo depois do trabalho ter sido finalizado.

× Como posso te ajudar?