FGV Jr.

Avaliação Estratégica

Entenda os passos que devem ser realizados para um crescimento estruturado com as nossas análises sobre os pontos fortes e fracos do seu empreendimento.

Descrição

A avaliação estratégica é composta por um diagnóstico do atual posicionamento da empresa e, posteriormente, por um planejamento estratégico, no qual a FGV Jr. indica para onde a empresa deve se direcionar, detalhando o plano de ação adequado para as necessidades do negócio. Este serviço, levando em consideração as influências de fatores externos e internos, oferece uma perspectiva de permanência no mercado, de modo que a empresa possa se desenvolver da melhor forma possível. 

Objetivos

Duas metas gerais são especificadas:

  • Desenvolvimento de estratégias alinhadas com a estrutura e cultura organizacional do negócio.
  •  
  • Compreensão de como se portar diante do mercado em contextos dinâmicos e complexos.

Etapas Principais

Análise SWOT

A matriz SWOT é uma ferramenta utilizada para se analisar as forças (S), fraquezas (W), oportunidades (O) e ameaças (T) do negócio, visando ajudar a empresa na compreensão da conjuntura mercadológica na qual está inserida. As forças e as fraquezas representam as variáveis internas enquanto as variáveis externas são as oportunidades e ameaças.

A força retrata as diferenciações conquistadas pela empresa que geram vantagens em relação as que competem pelo mesmo mercado, as fraquezas são os pontos fracos identificados no contexto interno da empresa, lhe proporcionando desvantagens dentro da suas operações e em relação ao seu setor, as oportunidades contêm as possibilidades do negócio de prosperar ao explorar novos produtos ou segmentos de mercado e as ameaças configuram os obstáculos a serem enfrentados.

Dessa forma, realizando-se a matriz, se torna possível antecipar ameaças, identificar oportunidades, enfatizar as forças e aperfeiçoar os pontos negativos a fim de se reconhecer a situação atual da empresa e orientar na elaboração de estratégias.

Matriz BCG

A matriz BCG (Boston Consulting Group) se refere ao ciclo de vida dos produtos ou serviços fornecidos pela empresa. Composta por 4 diferentes quadrantes, a matriz leva em consideração a taxa de crescimento e a participação no mercado que apresentam os produtos e serviços, os quais podem ser identificados como ponto de interrogação, estrela, vaca e abacaxi de acordo com sua posição.

O ponto de interrogação representa produtos e serviços que possuem possibilidade de crescimento incerto e ainda não têm grande participação no mercado. A estrela caracteriza o estágio no qual os produtos e serviços se mostram líderes de um mercado crescente. Na vaca, a participação dos produtos e serviços tem baixa expansão, no entanto, possuem alta lucratividade e presença em mercados consolidados.

Os produtos e serviços abacaxis tem poucas possibilidades de crescimento e não geram altos lucros. A relevância da matriz BCG está em se definir quais produtos e serviços dentro do portfólio da empresa devem ser mantidos ou quais não estão gerando o resultado esperado, e dessa forma identificar seus respectivos desempenhos dentro do mercado para embasar decisões relacionadas aos que necessitam maior ou menor investimento.

× Como posso te ajudar?